segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Raio-X: Júnior brilha e Ceará assegura sua vaga para as semifinais.

Incialmente, para entedermos a partida, vamos à escalação dos times:


Ceará (4-4-2): Fernando Henrique; Vicente, Cleber, Erivelton, Boiadeiro; Michel, João Marcos, Geraldo (Osvaldo-2T), Sérgio Mota (Heleno-2T); Iarley e Júnior (Nicácio-2T).



Ferroviário (4-4-2): Ari; Teles (Juranílson-2T), Rafael (Bruno Pimenta-1T), Lúcio e Brasinha; Leandro Silva, Marcelo Mendes, Arlindo Maracanã, Glaydstone; Rômulo e Leandro(Rogério-2T).



No Clássico da Paz, o Ceará venceu o Ferroviário, por 3 a 1, em partida realizada às 16h, no estádio Castelão, neste domingo. Apesar do placar elástico, conforme anunciamos, a partida teve momentos tensos que merecem algumas considerações.

O Ceará iniciou a partida pela primeira vez com o esquema pedido pela torcida, o 4-4-2 ofensivo (dois meias). E a pedida deu certo, já que o Ceará tomou todas as iniciativas da etapa inicial.

O Vozão mantinha a posse de bola, mas pecava como sempre nos erros de passe nos contra-ataques, no preciosismo dos seus jogadores ou na mania de "entrar com bola e tudo".

Mesmo assim, a superioridade foi tanta do Alvinegro de Porangabuçu que ainda tivemos três lances que merecem citação: Aos 10 minutos, houve um lance de ataque rápido, com Sérgio Mota e Iarley, mas Ari defendeu.

Aos 34 minutos, um lance histórico, Iarley vem pela direita do Ferroviário, dá um "drible da vaca" no zagueiro do Ferrim e na frente do goleiro (eu tinha metido a bomba, mas não sou jogador), vê Júnior desmarcado quase na pequena área, cruza a bola invertendo o jogo para Júnior, o camisa nove cabeceou, a bola bateu no zagueiro e foi parar no travessão. Boiadeiro ainda tentou aproveitar o rebote, com um chute de voleio, mas a bola foi para fora.

Como o time dominava mas não arriscava, o impaciente guerreiro Michel, aos 39 minutos, disparou uma bomba de fora da área. O goleiro do Ferroviário voou para o lado esquerdo, evitando o gol. No rebote, Iarley errou feio e mandou a bola para o tiro de meta.

No lado do Ferroviário, somente um belo chute de Teles de fora da área, que Fernando Henrique acompanhou de perto, por cima do travessão, aos 30 min.

A etapa final foi de grandes emoções para o torcedor. O Ceará veio motivado e forte no ataque para não deixar o time coral gostar da partida. E, logo aos 3 minutos, Sergio Mota e Geraldo trocaram passes com Iarley, que cruzou pela esquerda do Ceará dentro da área na cabeça de Júnior Pipoca (Diabo Louro) Gooooooooooooooool. Foi o primeira vez que o atleta balançou a rede com a camisa do Ceará. A comemoração foi em clima de “parabéns para você” para Geraldo, aniversariante do dia.

Quando a torcida do Ceará pensava que estavam abertas as porteiras da barra, o Ferroviário iniciou forte reação. Um minuto depois do gol, após uma cobrança de escanteio, Rômulo cabeceou a bola na trave. No rebote, Bruno Pimenta, de fora da área, chutou forte no canto inferior direito de Fernando Henrique, mas este mostrou mais uma vez por que era goleiro titular do Campeão Brasileiro atual.

Mas o time do Ceará errava passes demais, e o Ferroviário que não tem nada com isso, sempre com velocidade, foi para cima do Vovô. Aos 8 minutos, cabeçada a queima roupa do Ferrim, Fernando Henrique defende parcialmente, mas a sobra ou 2ª bola(sempre do Ferroviário no jogo) caiu nos pés de Leandro Silva quase na pequena área que chutou alto, fuzilando a meta alvinegra, 1X1.

Este foi o momento mais tenso da partida, já que o Ceará errava muitos passes, a zaga estava perdida em campo e o Ferroviário sempre muito veloz, com boa partida de Arlindo Maracanã regendo a distribuição das jogadas.

Nessa "brincadeira", o time da Barra quase virava o jogo. Bola cruzada na área com perfeição e Rômulo acertou uma bola na trave, em um cabeceio violento. Graças aos céus parou por aí.

Iarley, que não vinha fazendo boa partida, acordou no jogo e começou a chamar a responsabilidade. Na primeira, aos 13 minutos, chutou forte de fora da área, em um lance quase indefensável. Mas o goleiro Ari conseguiu brilhar e fez uma defesa difícil. Na sobra, Junior ainda chutou e, novamente, o goleiro mandou para escanteio.

Chances surgiam a cada minuto, e o torcedor estava apreensivo pelo gol de desempate. O alívio do Ceará veio nos pés de Sérgio Mota, que invadiu com muita velocidade a defensiva coral e bateu cruzado pela direita da área. A bola bateu nas pernas do zagueiro Bruno Pimenta e entrou, aos 20 minutos. Gooooooooooooooool. Ceará 2 x 1 Ferroviário.

O time estava em grande ritmo.E já, aos 22 minutos, uma bola foi lançada para Junior, que se livrou do marcador, chutou entre as pernas de Ari, e garantiu o terceiro gol alvinegro. Goooooooooooooooooooool. Vozão 3X1 Ferroviário.

Aos 37 minutos, um lance para entrar no favoritos do Inacreditável Futebol Clube. Cruzamento perfeito de Osvaldo pela esquerda do Ferroviário encontra Nicácio totalmente livre quase na pequena área, o atacante cabeceia fraco no meio do gol, facilitando a defesa do goleiro coral que vinha voltando a sua posição. Naaaaaaaaan.

Mas nesse momento a torcida já cantava "E vai rolar a festa...". E rolou mesmo, 22 pontos, invicto, somente um empate e classificação antecipada. E ainda existem corneteiros...(Não sou defensor de Dimas, mas trazendo resultados, viro fã).

Como já dito aqui no blog anteriormente, o técnico Mirandinha saiu de campo reclamando da arbitragem e elevando a “moral” do time. Faltou sorte ao Ferroviário, segundo ele.

Ceará X Ferroviário

Renda: 181.545,00
Público Pagante: 14.428
Público Não-pagante: 2.026

O Ceará volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h15 (de Brasília - 20h15 horário local), quando enfrenta o Itapipoca, na casa do adversário, o estádio Perilão. O Ferroviário também atua fora da capital, contra o Limoeiro, no Bandeirão, na quinta, também às 21h15m. O jogo será trasmitido pela TV Globo local (TV Verdes Mares).

Vejamos o pré-jogo, os gols e alguns lances da partida.



Fonte: CSC e Jangadeiro Esporte Clube. Imagens: Bola ao Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário