segunda-feira, 21 de março de 2011

Era previsível. Esquema de "última hora" de Dimas não dá certo e Ceará perde a invecibilidade.

Como eu disse aqui no blog e antes de tudo, apoio o Dimas mesmo sendo contrário ao seu esquema. Mas, agora que perdemos, que ele arque com as consequências.

Como sempre, inciamos com a ficha técnica:

Ficha técnica: Guarani (J) 1 x 0 Ceará.
Data: Domingo, 20 de Março de 2011.
Horário: 16:00.
Local: Romeirão – Juazeiro do Norte/CE.

Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho (CE).Assistentes: Armando Lopes De Sousa e Antonio Alber de Brito Vieira(CE).

Cartões Amarelos: Juninho e Erivélton (Ceará). Alan e Roberto (Guarani).
Gol: Netinho, aos 16 minutos do 2º Tempo.

Guarani (J): Valdo; Emerson, Airton Júnior, Alan e Cleiton Cearense (Roberto); Peter, Marcinho Guerreiro e Jérson (Netinho); Niel, Zé Augusto e Márcio Carioca. Técnico: Júlio Araújo.

Ceará: Fernando Henrique; Fabrício, Erivélton (Geovane) e Juninho; Murilo, Vicente; Michel,João Marcos,Geraldo e Sérgio Mota(Washington); Osvaldo (Thiago Humberto). Técnico:Dimas Filgueiras.

O JOGO

O técnico Dimas Filgueiras, mesmo com um elenco grande e de qualidade, decidiu poupar quatro atletas para a partida contra o Guarani, além de vários reservas, em Juazeiro. A decisão acabou custando caro: derrota por 1 a 0, gol de Netinho, e perda da invencibilidade em 2011.

O jogo pouco pôde se tirar de proveitoso das duas equipes. Num primeiro tempo com poucas chances de gol de ambos os lados transpareceu a pouca falta de habilidade dos atacantes das duas equipes, e a deficiêcia técnica defensiva do alvinegro, que mesmo com 3 zagueiros, ainda assim deixava o Guarani finalizar.

Logo nos minutos iniciais o goleiro Fernando Henrique fez boas defesas e o zagueiro Juninho chegou a tirar uma bola em cima da linha, no entanto, o time de Porangabuçu não demorou para ter o domínio do jogo.

Geraldo, Osvaldo e Vicente foram os jogadores que mais atuaram no ataque alvinegro. O camisa 10 deu bons passes e por pouco não viu o volante Michel acertar um bom chute. Já Osvaldo usou sua velocidade e habilidade para passar pelos adversários e finalizar, porém, desperdiçou boas chances.

O segundo tempo começou com o mesmo panorama. Washington voltou na vaga de Sérgio Mota e aos 9min, Osvaldo deu lugar à Thiago Humberto, que fez sua estreia com a camisa alvinegra. As alterações deram mais força ofensiva, mas quem marcou foi o Guarani. Netinho arriscou um chute de fora da área e acertou uma linda finalização no estádio Romeirão.

Após o gol o Ceará passou a atacar mais e aos 21min Thiago Humberto recebeu passe de Geraldo e chutou forte, mas o goleiro Valdo fez a defesa. Erivelton ainda deu lugar à Geovane, que entrou bem, mas não conseguiu mudar o resultado. Nos minutos finais, o Ceará pressionou bastante, no entanto, as jogadas não foram concluídas com sucesso e o time saiu de campo com a derrota.

No final, a primeira derrota deixa transparecer alguns defeitos, que antes as vitórias faziam a torcida esquecer. Um deles é a defesa, que não está nem um pouco próxima do sistema defensivo do Vozão nas séries B e A. O outro é o tal "padrão de jogo", que falta ao alvinegro, que vem sendo muito previsível nas suas últimas partidas.

Com o resultado, o Ceará permanece com 6 pontos na classificação e cai para a quarta colocação no returno do Campeonato Cearense. A equipe foi ultrapassada pelo próprio Guarani, que subiu para o segundo lugar com 7 pontos, e pelo Ferroviário que derrotou o Fortaleza pelo mesmo placar no Castelão e assumiu a liderança com 9. O gol da partida foi anotado pelo atacante Juranílson.

VISÃO DO BLOG

Antes era o esquema de três volantes, que consagrou o Ceará na série A do Campeonato Brasileiro, agora o esquema é de três zagueiros.

Mesmo não sendo expert em futebol como nosso técnico, não venha me convencer que o esquema de três zagueiros é ofensivo porque libera os laterais, que não é, conversa fiada. Não vi nenhum time atacar direito com esse esquema.

Uma coisa é jogar série A, outra coisa é Cearense. Me desculpem os outros times, mas são todos limitados. É inadmissível o melhor elenco do Norte-Nordeste jogar defensivo da forma que foi. É para ganhar sim todas, e com sobra.

E ontem? Nada com nada. Estou indignado. Como meu time entra com três zagueiros e só um atacante isolado? Sem banco e sem opções, tendo um elenco vasto que tem? Uma Vergonha.

Poupar? E os reservas? Vocês acham mesmo que Nicácio não ia querer jogar e se firmar no time? Cadê Clodoaldo que nem teve chance de jogar? Porque nao colocaram Washington antes? Ele com certeza quer se firmar.

Cansaço? Maratona de jogos? Geraldo é o mais velho do elenco. 37 anos. Joga todas, não se contunde e não reclama do cansaço. Quem lembra da Série A? Ele só faz observação do ritmo das partidas e é porque é capitão tem q falar quando o grupo reclama. Então, como os outros se posicionam nisso?

Lógico que não é o fim do mundo, mas há preocupação. Tempos que todo mundo sabe que esse negócio de colocar o time lá trás e no final das contas mesmo o time matar, um dia não ia dar certo. Eu chamo de esquema "de última hora", porque se nada do que queria deu certo coloca o time que a torcida quer.

Para mim colocar para cima desde o inicío com o melhor. Se não der, tem banco e que banco. Para que tantos atacantes e não jogar com nenhum ou só um recuado. É de matar de raiva.

A perda da invencibilidade: um dia isso iria acontecer, lógico. Mas não da forma que foi.

Nota positiva: Quebrar a Crista do técnico e dar um pedala. Acordar é bom também, já que o esquema utilizado para o segundo turno de Cearense está fantasioso. Tenho dito.

A seguir reportagem que mostra a explicação sem sal de Dimas e a leitura correta do Jangadeiro Esporte Clube.



Próxima Rodada

Na próxima rodada, o Vovô encara o Quixadá, fora de casa, no Estádio Abilhão, em Quixadá, na próxima quarta-feira, (23), às 21h50minutos (Com transmissão Ao Vivo da TV Verdes Mares). Já o Guarani de Juazeiro jogará o Clássico do Cariri contra o Icasa, no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, na próxima quinta-feira, 24, às 16horas.

Fonte: CSC, Jangadeiro Esporte Clube, Vozao.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário