terça-feira, 5 de abril de 2011

Que venha a era Mancini...Considerações Gerais.

Matéria publicada no site de futebol futebolmix.com

Após a saída polêmica de Dimas, que alegou problemas de saúde e familiares para abandonar o cargo de técnico do Vozão, assumiu a posição em definivo Vágner Mancini, que já treinou pequenos e grande clubes do futebol brasileiro, alternando boas e más passagens.

Na opnião da maioria da torcida, tudo não passou de uma manobra da Diretoria Alvinegra para dispensar o treinador, haja vista que, mesmo com números incontestáveis nas competições de que participa (Campeão do primeiro turno do Campeonato Cearense e classificação garantida na Copa do Brasil para as oitavas-de-final), a verdade é que o time não vinha convencendo, e pior se arriscando a perder tudo. Explico melhor.

Após a conquista do primeiro turno do Campeonato Cearense, diga-se de passagem com um gol sobre o arquirival Fortaleza nos últimos minutos do jogo, o mandatário Alvinegro perdeu duas vezes no mesmo campeonato e, quase não se classifica para as oitavas-de-final da Copa do Brasil, ao fazer o gol da vitória da classificação sobre o Brasiliense aos 48 minutos do segundo tempo.
Vale lembrar que o placar estava de um a um, resultado que classificaria o Brasiliense para a próxima fase, surgindo ao final, o gol salvador de Marcelo Nicácio, artilheiro do Alvinegro na temporada.

Sem falar no esquema defensivo do ex-treinador do Vozão, que colocara por diversas vezes três zagueiros e/ou três volantes nas partidas do certame Estadual, mesmo tendo o melhor elenco do futebol Norte-Nordeste.

Toda essa tensão veio aumentando com a possibilidade de o Ceará não conquistar o segundo turno, mesmo com essa invejável equipe, além do que se ventilava sobre a capacidade de Dimas de passar da próxima fase da Copa do Brasil, situações que colocariam o clube em profunda crise com a torcida e econômicas.

Desta feita, ao meu ver, deu-se um arranjo na Comissão Técnica do Alvinegro, na medida em que Dimas Filgueiras ficou como Coordendor Técnico do Futebol do clube, uma atitude para não pressionar demais Vágner Mancini, além de deixar o guerreiro alvinegro de sobreaviso caso não dê certo os planos da Diretoria.

Não sou fã do esquema tático de Dimas Filgueiras, acho muito bom para defesa, mas exageradamente cauteloso com times medianos ou pequenos, o que não condiz com a grandeza do Ceará Sporting Club.

Saliento, entretanto, que Dimas consegue resultados reais e já ajudou muito o clube alvinegro de sair das piores crises, bem como adquirir vários sucessos. É aquela coisa, não tou gostando mas tou gostando.

Que venha a era Mancini, com mais arrojo, aliada com a cautela de Dimas na Coordenação Técnica. Essa mistura parece dar uma bebida muito boa para a torcida alvinegra.



Fotos: Site Oficial do Ceará Sporting Club.
Reportagem: Jangadeiro Esporte Clube - Youtube.

Por Jean Pierre Ribeiro Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário