quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Chegou a época da Recuperação do Ceará no Brasileirão?

Muito se especulou sobre qual treinador seria o escolhido pela Diretoria Alvinegra a assumir o posto técnico máximo do clube e o escolhido foi Estevam Soares, que teve passagem rápida pelo Ceará em 2010, com somente seis jogos sem vitórias, ocasionando sua demissão após o empate com Atlético-GO em pleno Castelão.

Vale esclarecer que a situação é praticamente a mesma de 2010, em que o time encontrava-se caindo na classificação da tabela após a saída de PC Gusmão. O Vozão estava em 3º quando Estevam assumiu e ficou em 7º.

Com a agravante da situação ser pior agora porque o Ceará está somente a três pontos da zona da degola.

Mesmo assim, o treinador assumiu a responsabilidade e acredita que pode fazer melhor trabalho nesta passagem. Vejamos entrevista coletiva (Fonte You tube – Diario do Nordeste).

Na minha visão, tem dois aspectos que precisam ser considerados.

A primeira foi a urgencia que o Ceará se encontrava à procura de treinador, considerando a situação atual e às vésperas de duas pedreiras contra São Paulo e Palmeiras.

Alguns torcedores dizem que deveria ter sido colocado o eterno Dimas Filgueiras definitivamente para o cargo ou que se contratassem medalhões para o posto.

Afastei a opnião de medalhões de plano, que só viriam aqui sugar e não ter o cuidado necessário com o time, como Renato Gaúcho e Falcão. Exceções: Joel Santana, Abel Braga, dentre outros.

Sou mais a opnião de Dimas se o Ceará busca somente a permanência (e aguenta coracao com aquele esquema de tres zagueiros e tres volantes) ou de um técnico não só comprometido com o trabalho mas com qualidade técnica também.

É aí que entra o segundo aspecto.

O Técnico Estevam Soares tem esse lado pscicológico fortíssimo, isso é notório, os jogadores gostam dele em todos os times que passa.

Dessa forma, a Diretoria Alvinegra acredita que o Ceará não desaprendeu a jogar, somente tem uma guerra interna de vaidades, de quem quer mandar mais no elenco, e principalmente de quem não quer ser afastado mesmo que não tenha razão, situação que prejudica o clube.

Esse argumento é bem razoavel e parece que realmente tem algo escondido no Ceará que não se sabe explicar relacionada a queda de rendimento. Não acredito em cansaço, já que todos os clubes passam pelo mesmo problema.

Resta saber se o Estevam também tem qualidade técnica para colocar um time que vença os adversários. Sim porque não é só o time estar bem precisa ser superior e campo e traduzir o momento em vitórias.

É esperar para ver. Com uma sequencia maior de jogos, poderemos decidir se a escolha alvinegra foi a correta e saber quem realmente é Estevam Soares para o Ceará Sporting Club.

Nenhum comentário:

Postar um comentário