terça-feira, 25 de outubro de 2011

O Eterno Soldado Alvinegro tem a mais difícil das missões.


 Já é a 40ª vez que Dimas assume o Ceará Sporting Club, o Soldado Alvinegro fará sua 489 partida no comando do Vozão e algumas perguntas claras pairam no ar sobre seu retorno ao comando técnico do Mais Querido. Responderei agora as cinco que lembro:

1) A missão de Dimas é  mais difícil do que a do ano passado?

Sim. Dimas em 2010 assumiu na 21ª rodada estando o Vozão em 10º lugar na competição. Terminou em 12º lugar, conseguindo vaga na Sulamericana de 2011.

2) Dimas foi a escolha correta para este momento?

Com certeza. Mesmo considerando a queda de duas posições desde que assumiu o Vozão no ano passado, Dimas conseguiu dar estabilidade ao time e impedir a queda livre em que o Ceará se encontrava, já que havia sido vice-lider e só vinha perdendo posições.

Não seria razoável contratar um novo treinador que ainda fosse desenvolver seu ritmo de jogo e conhecer os jogadores mais a fundo do plantel. Dimas é de casa e conhece todos os jogadores desde o primeiro passo que dão no clube.

Está evidente para todos que o problema está na motivação dos jogadores, porque desaprender não acontece da noite para o dia e quem melhor do que Dimas para isso? Ninguém.

Parece claro que o problema não está em quem o Ceará vai enfrentar mas como vai enfrentar. Como sempre disse, se jogar o que sabe o Ceará estava, no mínimo, acima uma posição do Atlético-GO.

3) Por que Dimas aceitou retornar como treinador do Alvinegro?

Porque além de treinador é torcedor do Vozão. Não poderia deixar ser rebaixado sem ao mínimo tentar, ou ficar ao encargo de um desconhecido tal tarefa.

Além do mais, já disse varias vezes que gosta de aparecer quando o time está precisando, não gosta de aproveitar a maré boa para se promover.

4) Será que Dimas retoma a velha retranca de sempre?

O Dimas sabe se defender e contra-atacar como ninguém. No treino de hoje já forçou finalizações de bola aérea porque sabe que o time não pode desperdiçar chances preciosas como vem ocorrendo.

Se retrancar, mas fizer as chances que tem, o Alvinegro ganha com sobras.

Só espero que ele tenha mais coragem como no Cearense. Um time mais alegre, principalmente dentro de casa. Não tem sentido as retrancas dentro de casa como ele fazia no certame local. Antes de entregar o cargo, dava mostras de gostar estar colocando o time para frente.

Vamos ver.

5) Quais são suas expectativas neste retorno?

São de quem está confiante. Além de manter o Ceará na Séria A do Campeonato Brasileiro, Dimas pretende conseguir vaga para a Sulamericana. Seu estilo "cada jogo uma decisão" me parece resgatar aquele espírito do Campeonato Cearense deste ano mas principalmente do Ceará do ano passado: Trabalhar o psicológico em cada partida para eliminar a tensão dos "faltam tantos jogos para conseguir tantos pontos". 

Me parece correto. Se o time fizer o seu dever e sair da zona já na próxima rodada, contra o Fluminense, não tem porque ficar pensando que faltam tantos jogos. Os outros é que já começam a pensar que tem que ser melhores do que o Ceará. Então é trabalhar para sair e depois fazer seu trabalho.

Abaixo a coletiva de Dimas com mais detalhes. Deus abençoe seu trabalho:



Por Jean Pierre R. Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário