quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Raio X: Cuiabá X Ceará - 1ª fase / 1º jogo da Copa do Brasil 2011.



Inicialmente as escalações de cada time e detalhes do jogo:

CUIABÁ ESPORTE CLUBE-MT x CEARÁ SPORTING CLUB-CE

Data: 23/02/2011(quarta-feira)
Horario: 21h50 (de Brasília)
Local: estádio Presidente Dutra, em Cuiabá (MT)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Edson Antônio de Sousa e Marco Antônio de Mello Moreira (ambos de GO)

Trasmissão Oficial: Canal do Vovô (91.3) - link no site em "ao vivo". Transmissão da Rádio do Adversário (para quem gosta de ver os outros falarem besteira): http://www.cbncuiaban.com.br/


Cuiabá-MT (4-4-2)

Fabiano; Marquinhos, Yuri, Reinaldo e Natanael; Bogé, Natan, Jean e Fernando; Edu Amparo e Moreno. Técnico: Ary Marques.

Mascote: Dourado.



Ceará (3-5-2)

Fernando Henrique; Cléber, Erivélton e Fabrício; Boiadeiro, Michel, Eusébio, Geraldo e Vicente; Júnior e Iarley. Técnico: Dimas Filgueiras.

Mascote: Vovô.




SITUAÇÕES DOS TIMES PRÉ-JOGO

A boa fase do Cuiabá no Campeonato Mato-grossense será testada diante do embalado Ceará hoje à noite, às 20h50, no estádio Dutrinha, pelo jogo de ida da Copa do Brasil. Vice-líder da Chave A com sete pontos ganhos e invicto (além de ter um jogo a menos que o líder Luverdense), o Dourado tenta, ao menos, não ser eliminado da primeira fase do torneio nacional – derrota em casa por mais de dois gols elimina necessidade do duelo de volta, marcado para o próximo dia 2 de março. Terá pela frente um adversário igualmente embalado: o Ceará é o time do Campeonato Cearense, ainda invicto e classificado para a semifinal do 1º Turno.

Acreditando muito na pré-temporada realizada em Belo Horizonte, onde enfrentou Cruzeiro, América Mineiro e o Nacional, o técnico Ary Marques manda a campo a formação considerada por ele “quase ideal”. A única alteração na equipe é o atacante Douglas, que se recupera de lesão no joelho.

Em sua vaga, Marques deve optar por David Pezão, que ano passado disputou a Copa do Brasil defendendo o Araguaia contra o Grêmio de Porto Alegre.

Em outros setores do time, a formação será a mesma que disputou os três primeiros jogos válidos pelo Estadual, com Fabiano Hever no gol; Marquinhos na lateral-direita; Iury, Reinaldo na defesa e Natanael na ala-esquerda; o meio-campo é composto por Natan, Bogé, Jean e Edu Amparo e no ataque Fernando e David Pesão.

Mas mesmo assim nada abala a confiança do elenco de jogadores cuiabanos para esta noite. A ordem é ir em busca da vitória e automaticamente quebrar a longa invencibilidade do Ceará. “Temos que jogar de igual para igual, estamos em casa”, diz Ary.


Líder disparado do Campeonato Cearense o Ceará deixa de lado a competição Estadual, mas quer manter o embalo e a invencibilidade na temporada em sua estreia na Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no estádio Presidente Dutra, o time enfrenta o Cuiabá-MT.

Na última edição da Copa do Brasil o Ceará não fez uma boa campanha e acabou eliminado pelo Corinthians-PR, na segunda rodada da competição, com um empate, por 1 a 1, no estádio do Castelão cedido no final da partida. Neste ano a equipe não quer dar chances à zebras e de quebra quer eliminar o jogo de volta, contra o Cuiabá-MT, que está marcado para próxima quarta-feira, dia 02 de março.

Até agora o Ceará disputou 11 jogos no ano e conseguiu nove vitórias e dois empates. Para tentar triunfo por dois ou mais gols de diferença e se classificar antecipadamente o técnico Dimas Filgueiras poupou praticamente todos os jogadores na última rodada do Campeonato Cearense. Para pegar o Cuiabá-MT o treinador não poderá contar com três atletas, os volantes João Marcos e Heleno ambos suspensos, e o meia Sérgio Mota, que ainda se recupera de lesão na coxa.

Com os desfalques, o treinador alvinegro deverá escalar a equipe no esquema 3-5-2, com o apoiador Geraldo sendo o principal responsável pelo setor de criação de jogadas do time e o ataque formado por Júnior e Iarley. Para o treinador, a equipe o Ceará tem um grupo qualificado para suprir as ausências, mas espera uma boa atuação ante o Cuibá-MT.

“São desfalques importantes, mas temos jogadores capazes de suprirem estas ausências. Temos um grupo forte e capacitado para fazer uma grande estreia na Copa do Brasil. Sabemos que será um jogo difícil, pois vamos jogar fora de casa e contra um adversário que será apoiado o tempo todo por sua torcida. Poupamos alguns titulares na última rodada do Campeonato Cearense para termos todos em boas condições e a expectativa é a melhor possível”, disse o técnico Dimas Filgueiras.

ANÁLISE DO BLOG

As últimas lembranças do torcedor alvinegro não são das melhores na Copa do Brasil. Tanto em 2009 quanto em 2010, o Ceará deixou a competição ainda cedo, depois de eliminações traumáticas diante de Central-PE (1ª fase) e Corinthians-PR (2ª fase) no Castelão. Agora, com um time mais forte, o Vovô não quer saber de zebra contra o Cuiabá, na sua estreia na edição 2011.

Fora de casa, a ideia da comissão técnica é fazer dois ou mais gols de diferença e eliminar o confronto de volta. Assim, o Ceará ganharia uma folga na tabela e poderia se preparar melhor para uma eventual final de turno no Campeonato Cearense.

A prova de que o Ceará aposta num bom resultado foi a mudança de planos em mandar um time reserva para encarar o Cuiabá. Hoje, o técnico Dimas Filgueiras vai escalar força quase máxima: as únicas baixas entre os titulares são os volantes João Marcos e Heleno, além do meia Sérgio Mota.

Mas apesar de querer a vitória, Dimas resolveu não se expor tanto. O treinador do Vovô mudou a tática do tradicional 4-4-2 para o 3-5-2, com Fabrício, Cléber e Erivélton na defesa alvinegra.

No meio, Geraldo segue prestigiado na armação. E Eusébio fará companhia a Michel na missão de proteger a zaga e os apoios dos alas Boiadeiro e Vicente. O ataque não tem mexida: será Júnior e Iarley.

CAUTELA

Campeão da Copa do Brasil de 2007, pelo Fluminense, o goleiro Fernando Henrique sonha repetir o feito agora defendendo o Ceará, que estréia na competição contra o Cuiabá, de Mato Grosso, nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Estádio Presidente Dutra. O jogador, que em 2007 sofreu dez gols em dez jogos disputados no campeonato, lembrou os cuidados necessários de um torneio mata-mata.

- Nossa missão, contra o Cuiabá-MS, é buscar a vitória, mas é necessário muito respeito e concentração. Já tive a oportunidade de ser campeão da Copa do Brasil, em 2007 (pelo Fluminense), e sei que essa é uma competição traiçoeira. Não podemos partir para o jogo achando que teremos moleza. O nosso adversário jogará em casa e tentará tirar proveito da força da torcida para conseguir um resultado positivo. Nós estamos cientes disso e prontos para encarar o desafio.

Na Copa do Brasil em que se sagrou campeão, Fernando Henrique quase acabou eliminado com o Fluminense em duas oportunidades: na segunda fase da competição, quando venceu o América-RN por 2 a 1 no jogo de ida, mas perdeu por 1 a 0 na partida de volta; e quando empatou com o Bahia por 1 a 1 no Maracanã e por 2 a 2 na Fonte Nova, pelas oitavas de final. Nas duas ocasiões, o time carioca avançou graças aos gols marcados fora de casa.

Análise fria da partida de hoje

Não vejo grandes dificuldades para o Ceará na partida de hoje. Sobre o time do Cuiabá, muito se tem falado sobre o melhor ataque do Brasil com média de 4 gols por jogo.

Analisei os jogos do time de Mato Grosso e sinceramente não vi nada demais, já que 80% dos gols acontecem por falha da zaga adversária ou bola parada (escanteios, faltas alçadas na área (poucas) e penaltis).

Vale dizer também que em jogos de goleada do Cuiabá, geralmente são construídas quando têm um jogador a menos, ou seja, resta ao Ceará jogar na bola e com a paciência e concentração de sempre e a classificação virá antecipada.

Trago abaixo, dois vídeos para se ter noção do ataque do Cuiabá que ao meu ver nada apresenta melhor do que os times que estão da parte da metade da tabela para baixo no Campeonato Mato-grossense.

Saudações Alvinegras Guerreiros.





Fonte: Guerreiros Alvinegros, Jornal A Gazeta, Globoesporte.com, Jornal O Povo e Uol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário