domingo, 9 de outubro de 2011

Pré-jogo: Ceará a três pontos de voltar a sonhar com a Sulamericana



Ceará entra em campo logo mais, às 18h, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Figueirense, querendo sair da incômoda situação do Z-4 estar se aproximando perigosamente. Além disso, com mais três pontos, ficaria com uma vitória a mais do que o Bahia e retomaria a vaga da Sulamericana, novamente objetivo alvinegro para 2011.


Arbitragem parece mais séria


Após o assalto a mão armada domingo, o aspirante ao quadro da Fifa Wilton Pereira Sampaio (DF) apita a partida, auxiliado por José do Nascimento Júnior (DF) e Luiz Camara Bezerra (RN). Ao todo, Wilton Pereira participou de 11 jogos, aplicou 57 cartões amarelos (média de 5,1) e três vermelhos (média de 0,27), marcou 427 faltas (média de 38,8) e um pênalti no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,7 faltas por partida até o início da 28ª rodada. Destes amarelos, 28 foram para mandantes e 29 para visitantes. Ele ainda não apitou nenhum jogo do Figueirense e um do Vozão na Série A: Ceará 3 x 0 Bahia, pela 19ª rodada.


Objetivos dos dois times

Sem perder há dois jogos, o clima no Alvinegro ainda não é o ideal, visto que, para o duelo contra o Fiqueirense, o treinador Estevam Soares terá cinco desfalques: João Marcos, Michel, Roger e Rudnei suspensos e Leandro Chaves, que por ter vindo do time catarinense, terá que cumprir uma cláusula contratual que o impede de enfrentar o seu time de origem.

Do lado do Figueirense, a situação é oposta. O técnico Jorginho não tem desfalques por lesões ou suspensões. Ao contrário, o treinador terá o retorno de quatro jogadores considerados titulares. Além de Edson Silva, que retorna depois de cumprir suspensão no jogo contra o Coritiba, o goleiro Wilson, o meia Elias e o lateral-esquerdo Juninho reassumiram suas posições na equipe. O Figueira é o 12º colocado na classificação da Série A e não perde uma partida a seis jogos. A equipe catarinense quer aproveitar a invencibilidade para embalar no campeonato e se firmar na zona da Sul-Americana.



Times definidos e opções de banco

O treinador Estevam Soares praticamente definiu o time titular do Ceará que enfrenta o Figueirense, no próximo domingo, às 18horas (de Brasília), no Estádio Presidente Vargas (PV) pela 28º rodada do Brasileirão. 

No treino coletivo secreto realizado na tarde desta sexta-feira, no PV, o comandante alvinegro utilizou as mesmas formações de antes, porém terminou o treino, com o seguinte time, no esquema 4-4-2 com: Fernando Henrique, Boiadeiro, Fabricio, Daniel Marques e Vicente; Heleno, Eusébio, Juca e Thiago Humberto; Osvaldo e Washington.

Durante a semana, Estevam Soares estava com duas dúvidas. Uma no meio-campo e outra no setor de ataque. No setor de criação a dor de cabeça do técnico era em relação a escalação de Juca ou de Felipe Azevedo e já no ataque era a entrada ou não inicial de Washington ou de Marcelo Nicácio.

Na entrevista à imprensa após os trabalhos técnicos, Estevam Soares concedeu uma entrevista e afirmou que ele conseguiu, em fim, a formação ideal.

- Estou satisfeito com o grupo de jogadores e conseguimos a formação ideal. Mesmo com os cinco desfalques estamos fortes e entraremos com um time capaz de vencer o Figueirense que é uma ótima equipe. Porém, estamos em casa e juntamente com o apoio da torcida iremos sem dúvida conquistar os três pontos - falou Estevam Soares.

Sobre os titulares que entrarão em campo, Estevam Soares quis disfarçar, mas logo entregou o jogo e falou que Juca e Washington são os favoritos para entrarem como titulares no domingo.

- Thiago Humberto e o Juca participaram do primeiro coletivo da semana, coletivo longo. Juca está credenciado para jogar e o Washington tem grandes chances de entrar ao lado de Osvaldo no ataque - finalizou o treinador.

Estevam Soares também listou os 19 jogadores que ficarão concentrados para a partida diante o Figueiriense e estarão a disposição. A novidade é atacante Sinho e o volante Juca que deverá fazer sua estreia no time titular.

Confira os relacionados:
Goleiros: Fernando Henrique e Diego.
Laterais: Boiadeiro, Vicente e Egídio.
Zagueiros: Fabrício, Daniel Marques e Thiago Matias.
Volantes: Heleno, Eusébio, Juca e Careca.
Meias: Thiago Humberto e Enrico.
Atacantes: Osvaldo, Washington, Felipe Azevedo, Marcelo Nicácio e Sinho.

Figueirense: Figueirense joga completo. Jorginho conta com o retorno de quatro atletas. Além de Edson Silva, que retorna depois de cumprir suspensão no jogo contra o Coritiba, o goleiro Wilson, o meia Elias e o lateral-esquerdo Juninho reassumiram suas posições na equipe. Com as mudanças, o goleiro Ricardo, o lateral-esquerdo Helder, o zagueiro João Paulo e o meia Jean Deretti deixam a equipe. O time tiular deve formar com: Wilson; Bruno, Roger Carvalho, Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon e Elias; Júlio César e Wellington Nem.

Opinião do Blog

Estevam Soares passou a semana escondendo suas cartas para a partida de hoje, e não poderia ser diferente.

Com uma formação praticamente toda renovada, haja vista o setor de meio de campo contar com uma formação antes nunca vista e um novo zagueiro, não poderia o treinador alvinegro entregar a estratégia ao adversário.

Minha opnião é a de que se os atletas que entrarem derem o sangue nesta partida, pode ser até benéfico a mudança de jogadores, porque não se saberá como o Ceará vai jogar e o que de novo será feito. O que me preocupa é só a falta de entrosamento.

Mas, como a torcida vai comparecer em massa e os jogadores que entram tão doidos para mostrar serviço, porque alguns (como no caso do Juca), não são nem a segunda opção do treinador, acho que a superação dos atletas vai ser o diferencial e o Alvinegro sai com uma vitória suada.

Só cuidado com o ataque do Figueira, porque são dois jogadores muito habilidosos e geralmente não perdem uma chance se a tiverem.


Melhores momentos da partida passada


Fonte: Guerreiros alvinegros, Ceará Sporting Club e Globoesporte.com

Por Jean Pierre R. Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário