quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ceará Sporting enfrenta ABC para definir 1º lugar e classificados.



Chegou a hora da verdade. Na última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, ABC e Ceará medem suas forças nesta quarta-feira em busca da classificação às quartas de final. 

O 1º do grupo enfrentará América-RN, ASA ou Salgueiro. o 2° lugar já tem definido o Vitória da Bahia como adversário da próxima fase. 

O ABC de Natal joga em casa e precisa vencer para não depender de Itabaiana x Bahia. Já o Vozão necessita de apenas um ponto para passar de fase em primeiro lugar. 

O jogo na rodada de abertura terminou com a vitória dos Ceará Sporting por 1 a 0, no Presidente Vargas.

Mandante cauteloso

Apesar da segunda colocação, a situação dos donos da casa não é tão confortável como parece. Até o Itabaiana, último colocado (com quatro pontos podendo chegar a sete pontos), pode ultrapassá-lo, se vencer e o ABC perder. Por isso, a palavra de ordem é cautela.

O técnico Givanildo Oliveira está satisfeito com a atuação da equipe nas últimas rodadas, com as duas vitórias maiúsculas. Para repetir o feito ele terá praticamente todo o elenco à disposição. Apenas o volante Edson fica fora, pois cumpre suspensão.

Para suprir essa ausência, Bileu deve voltar ao time titular. O meia Walter Minhoca, que teve problemas contratuais, também está regularizado, mas sua escalação não é certa, já que a dupla Jean Carioca e Júnior Xuxa deu certo em campo contra o Bahia, no último domingo. 

O ABC deve ir a campo escalado com: Andrey; Renato, Flávio Boaventura, Vinicius e Alexandre; Bileu, Hamilton, Júnior Xuxa e Jean Carioca; Vanderlei e Rodrigo Silva.

Visitante confiante

Apenas um empate é suficiente para o Ceará garantir sua classificação em primeiro lugar do Grupo A, para a próxima fase da Copa do Nordeste. 

E a boa vitória sobre o Itabaiana, no último domingo, trouxe ânimo para time e torcida acreditarem em uma nova melhora na equipe, diante do ABC.

Romário no DM

A contusão do atacante Romário pode demorar para sarar. É o que prevê o médico do clube, Leandro Rego, em entrevista para a imprensa, nesta terça-feira (5), na sede do clube, em Porangabuçu. Segundo ele, o jogador teve uma ruptura de tendão nos minutos finais da partida contra o Itabaiana-SE, no último domingo, pela Copa do Nordeste.

- A recuperação deve demorar entre quatro e seis semanas, em média - disse Leandro Rego.

Levantado o questionamento, inclusive pelos Guerreiros Alvinegros, o médico descartou que Romário poderia ter simulado a contusão por errar a cobrança de pênalti.

- A ruptura do tendão existiu. Claro que a cobrança da torcida afeta o jogador, mas houve o problema - concluiu o médico.

Dúvidas e provável escalação

O zagueiro Marlon e o meia Válber, que eram dúvida para o jogo contra o ABC-RN, em Natal, treinaram normalmente e foram liberados. 

O atacante Luiz Henrique e o meio-campista Ricardinho foram poupados do treino desta terça-feira. O segundo, pelo menos, está garantido em campo.

João Marcos e Vicente estão vetados pelo Departamento Médico e não enfrentam o time potiguar.

Diogo Orlando, já regularizado, corre por fora na briga pela vaga de João Marcos, e o atacante Anselmo também pode fazer sua estreia, no decorrer do jogo.

O time tem o retorno do zagueiro Cleiton, que cumpriu suspensão na rodada passada. Assim, provavelmente Marlon vai para o banco de reservas. A defesa do alvinegro cearense, por sinal, é a menos vazada da competição, ao lado do Sport, com dois gols, em cinco rodadas. 

A provável escalação do Vozão será: Fernando Henrique; Eric, Rafael Vaz, Cleiton, Gerley; Fransérgio (Diogo Orlando), Régis, Geovani, Ricardinho; Magno Alves e Pingo.

Tensão no Bahia

Entre as declarações do Bahia para os maus resultados, os jogadores revelaram salários atrasados. O fato gerou repercussão e, na manhã de ontem, 06.02.13, o gestor de futebol Paulo Angioni foi até à sala de imprensa do clube para explicar a situação.

Angioni reconheceu que o clube deve o 13º e o salário de dezembro aos jogadores. No entanto, ele afirmou que não acredita que os dois resultados ruins tenham sido provocados por isso e afirmou já ter feito um acordo anterior com os jogadores para a quitação da dívida e o pagamento do salário de janeiro antes do Carnaval.

- Os salários não trazem nenhuma influência negativa, até porque tratamos isso de uma forma muito frontal. Os jogadores acompanham as dificuldades e as coisas boas do Bahia. Eles têm conhecimento e também o compromisso firmado há uns dias atrás do cumprimento das obrigações ainda essa semana. Afirmo que não é esse o motivo dos resultados ruins. 

- Crise é uma coisa normal no futebol ainda mais quando a performance não vem de encontro aos anseios. Compreendo, respeito e acho que é correto chamar de instabilidade, até pelos maus resultados dos dois últimos jogos – disse o dirigente do Bahia.

Durante a entrevista, Paulo Angioni voltou a reforçar a confiança do clube no técnico Jorginho e lamentou a situação da equipe na Copa do Nordeste.

- É obvio que não se esperava isso (possibilidade de não classificar) nunca, até porque o Bahia tinha sua classificação praticamente assegurada. Mas em nenhum momento a gente pensa em mudar o treinador. Não é o interesse do Bahia, muito pelo contrário. Só se ele quiser ir embora. A gente tem o melhor relacionamento possível com o treinador e acredita em seu desempenho – acrescentou.

Jorginho temeroso pela desclassificação antecipada

Durante a entrevista coletiva, o treinador do Bahia não falou muito sobre o confronto desta quarta-feira, contra o Itabaiana. Na terceira colocação do Grupo A da Copa do Nordeste, o Tricolor precisa vencer e torcer para que o ABC não supere o Ceará no Rio Grande do Norte. As duas partidas serão realizadas às 21h15m desta quarta (horário local): Itabaiana e Bahia se enfrentam no estádio Presidente Médici, e ABC e Ceará duelam no Frasqueirão.

Com este cenário, Jorginho disse não querer pensar muito no outro duelo do grupo. Para ele, o principal é o Bahia fazer sua parte dentro de campo.

- Se não ganhar, não adianta. Se não fizer o primeiro gol, não consegue fazer nem o segundo nem o terceiro – disse.

O treinador não quis revelar o time que vai entrar em campo nesta quarta. Quando perguntado sobre o motivo de não falar muito na coletiva, ele respondeu mais tranquilo.

- Se falar muito vocês põem fogo. Se falar muito reclamam, se falar pouco reclamam. Não tem jeito – disse descontraído.

Já sobre a permanência no Bahia em caso de não classificação para as quartas de final da Copa do Nordeste, o treinador foi econômico nas palavras.

- Quando acontecer você vai saber – limitou-se a dizer.

Treinos do Bahia encerrados

O Bahia finalizou, na manhã desta terça-feira, a preparação para a partida decisiva da primeira fase da Copa do Nordeste. Na terceira colocação do Grupo A, o Tricolor está em situação delicada para conseguir a classificação para as quartas-de-final da competição. A equipe baiana ocupa a terceira colocação com sete pontos conquistados.

Durante a atividade desta terça, o técnico Jorginho comandou uma atividade leve com os jogadores. Após o aquecimento, os atletas fizeram um trabalho de bola aérea e, na sequência, um treinamento de finalizações.

Para não ser eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste, o Bahia precisa derrotar o Itabaiana e torcer para que o ABC não ganhe do Ceará no outro confronto do grupo. Para esta partida, o treinador deve manter a base do time que perdeu para o ABC. As únicas mudanças possíveis são as entradas de Kleberson no lugar de Diones e Jeferson na vaga de Zé Roberto.

Fonte: Guerreiros Alvinegros. Cearasc.com e Globoesporte.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário