terça-feira, 23 de agosto de 2011

Do Campeonato Cearense à Série A–Vozão contra todos…

Chega a desmotivar temporariamente assistir um jogo de Série A em que o Ceará enfrente um time grande que não vem jogando bem.

O motivo é porque a arbitragem faz questão de decidir o jogo em favor do adversário do alvinegro, quando na verdade, deveria passar despercebida ou ser elogiada.

No jogo contra o Cruzeiro surgiu uma nova modalidade de penalti: Penalti antecipado. O arbitro escolheu o jogador Anderson Luiz para Cristo e disse:” se continuar agarrando eu vou marcar penalti”. Daí surgem três considerações.

Vejam os melhores momentos do jogo e passemos a elas:

Primeira: Não se pode anunciar que vai marcar um penalti. Ou é ou não. Não tem que ficar avisando jogador não. Isso só vale para cartões. Fica claro que o jogador foi marcado, enquanto vários outros na partida não foram advertidos.

Segunda e mais absurda: Onde foi penalti no lance de Wellington Paulista? Ele se jogou sozinho ao girar. Mesmo que quisesse não ia dar prosseguimento a jogada, pois jogadors do Ceará e até seu próprio colega de clube estavam chegando ao domínio da bola. O atleta do Ceará somente protejeu seu corpo para que o atleta do Cruzeiro nãoo derrubasse com a parede que fez. Pratica muito comum de atacante.

Terceira: Se o lance do cruzeiro fosse penalti, pela visão dos jogadores de volei que assistem futebol, o que dizer da falta sofrida por Osvaldo dentro da área? O braço do atleta do Cruzeiro se estica após disputar legalmente com o ombro, haja vista que o jogador alvinegro iria passar fatalmente pelo zagueiro mineiro e chegar na cara do gol.

Vocês se lembram do Campeonato Cearense? Federação excluindo o Vozão das negociações da TV para que o time ficasse sem dinheiro, arbitragem favorecendo o nosso adversário local, time prejudicado nos jogos decisivos?

Na Série A também é assim. Se algum time grande tiver que enfrentar o Ceará, não interessa o que o time do Alvinegro jogue, teve uma chance ao adversário, essa será dada.

Por isso que os jogadores lutam tanto, porque nosso gol para valer tem que ser aquele do Eusébio chutando do meio da rua sem ninguem tocando em ninguem e sem impedimento fantasma dos jogadores de área.

Agora para os adversários, é só colocar a toca e mergulhar que tem falta e penalti.

O jeito é voltar os nossos lemas do Campeonato Cearense: Cada jogo uma decisão e Ceará contra todos.

Por Jean Pierre R. Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário